terça-feira, 27 de abril de 2010

Política e internet - campanha eleitoral

Esta matéria terá por objetivo observar uma nova forma de desenvolver a campanha eleitoral, por meio da internet.

A partir da eleição presidencial dos Estados Unidos em 2008, a internet, usada pela campanha do presidente eleito Barack Obama, se tornou uma ferramenta importante de comunicação com o eleitor, além de ser usada para arrecadação de recursos para a campanha.

No Brasil, para a eleição deste ano, muitos partidos já estão desenvolvendo projetos para suas campanhas na internet. Estão criando comitês próprios para cuidar deste instrumento, no qual atuam não só pela criação de sites próprios para os candidatos, como também os inserem em redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook). As coordenações de campanha possuem os coordenadores específicos para a rede.

Assim, esta matéria buscará informar sobre esse novo cenário na realidade brasileira. Como se pode usar a internet durante uma eleição? Como isso ocorrerá na eleição brasileira deste ano? Pode-se comparar com o que ocorreu nos EUA? O que deve ser considerado em uma sociedade como a brasileira, na qual o número de domicílios conectados à rede ainda é bem menor do que os que possuem TV?

Também será abordada a questão da legislação brasileira em relação à campanha na internet: os limites, as restrições e a possibilidades.

Outro assunto que deve ser considerado é sobre a possibilidade de outros, além dos candidatos e das coordenações de campanha, usarem a internet para fazer campanha, seja contra ou a favor de algum candidato. Neste caso, temos os sites que fazem ataques diretos a certos candidatos, muitos sem autoria revelada. Um exemplo é a matéria publicada pela Folha de S. Paulo no dia 19 de abril, que mostra como militantes do PT e do PSDB já utilizam sites, blogs e enviam e-mails para desqualificar o candidato adversário.

Devem ser entrevistados especialistas no assunto – campanha eleitoral, internet, legislação eleitoral.

Um comentário:

  1. Na verdade, esta pauta será desdobrada em outras duas (legislação eleitoral para internet e a utilização das redes sociais - orkut, facebook, twitter - pelos candidatos das eleições de outubro deste ano.
    A Natália Zimbrão ficará responsável pela primeira etapa e eu pela segunda.

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