sábado, 24 de abril de 2010

As perspectivas do Jornalismo Digital no Brasil

Apesar da prática do Jornalismo Digital no Brasil possuir 15 anos (o primeiro site jornalístico foi o JB Online, criado em 1995), este “gênero” ainda está se consolidando. No meio acadêmico é comum ouvir falar de três gerações de Jornalismo Digital no Brasil, mas há quem diga que já estamos na 4ª e temos muito a avançar.

Esta matéria irá fazer um breve histórico do Jornalismo Digital no Brasil, pontuando as características mais marcantes das fases pelas quais passou para chegar ao que é hoje. Faremos também uma comparação de sites de notícias dos principais jornais originalmente impressos com jornais criados exclusivamente para a internet, abordando as atuais diferenças de linguagens e formatos e as novas tendências deste gênero. Iremos, por fim, pesquisar as perspectivas para os próximos anos, a fim de, não só preparar os futuros jornalistas, mas também de orientar a todos que buscam se informar pela internet.
A matéria será ilustrada com imagens da evolução do site do JB, o pioneiro no meio digital, de forma a demonstrar as mudanças sofridas ao longo do tempo, e de outros sites.

Possíveis entrevistas:
- Sergio Charlab, jornalista e escritor. Então editor de projetos especiais do Jornal do Brasil quando da criação do JB Online.
- Ariane Holzbach, professora de Jornalismo na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário