quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pautas da Revista

Estimados colegas,

Peço desculpas por não ter postado antes as pautas. Para os que não estiveram na última aula (sexta-feira, 16 de abril de 2010), discutimos as possíveis matérias para a revista e foram apresentadas novas ideias. Também foram decididos os 4 eixos temáticos que vamos trabalhar na publicação:

O papel do comunicador em:

- Tecnologias;
- Problemáticas;
- Multifunção;
- Redes sociais (corrijam-me se estiver errado).

Foram sugeridas 20 pautas, das quais 12 já foram escolhidas em sala. Em parênteses, o autor da proposta e o repórter da matéria, respectivamente:

1 - As redes sociais e o futebol - ênfase na Copa do Mundo e nas fontes alternativas de informações não contempladas pela grande imprensa. (Igor/Igor)

2 - Política e Internet - discussão das campanhas dos candidatos às eleições de 2010, regulamentação do TSE e a possibilidade de textos apócrifos (Natália/Natália e Maria Luisa)

3 - O profissional multimídia - entrevista com Marcelo Tas (Mariana/Mariana)

4 - O humor e a campanha eleitoral - abordagem de programas como o "CQC", "Pânico na TV" e "Legionários" sobre o tema (Renata Sofia/Renata Sofia)

5 - O profissional de comunicação e a atividade além de suas habilitações - entrevistas com profissionais que trabalham em atribuições diferentes (Renata Sofia/Renata Sofia)

6 - Um ano sem a obrigatoriedade do diploma de jornalismo - mudanças nas universidades e no mercado de trabalho e observação de habilitações em que há ou não exigência de registro e/ou diploma (Daniela/Daniela)

7 - Autorregulação do jornalismo - opiniões contrárias e favoráveis à criação de um órgão externo ao exercício profissional para determinar a atividade ética do jornalismo. (Igor/Diego)

8 - Informação e Meio-Ambiente - os desafios das redações e das assessorias de imprensa para informar sobre as questões ambientais, em crescimento na relação social. (Isabella/Isabella)

9 - Comportamento do jornalista em situações de alta pressão - análise de casos polêmicos, tragédias e comportamentos ético e emocional (Maria de Fátima/A COMBINAR)

10 - Críticas de jornalistas dentro dos programas de televisão - opinião pessoal ou corporativa na apresentação do noticiário (Alexandra (?)/A COMBINAR)

11 - Mulheres em redutos masculinos da comunicação - presença no noticiário de esportes e polícia,além do papel ativo ou figurativo (Alexandra (?)/A COMBINAR)

12 - A assessoria de imprensa e o esporte olímpico - importância da comunicação organizacional para noticiar os fatos que ocorrem com atletas olímpicos de modalidades que não o futebol.(Fábio/Fábio)

13 - Seção de fotografia (Paulo/A COMBINAR)

14 - Gadgets e a comunicação (Paulo/Paulo)

15 - Seção de humor - charges, tirinhas, caricaturas, crônicas, etc.(Pedro Staite/A COMBINAR)

16 - Comunicação e Imagem - novas técnicas no uso publicitário e jornalístico. Debate sobre ética. (Paulo/Paulo)

17 - Evolução dos jornais na Internet - perspectivas para os grandes meios (Lailla/Lailla)

18 - Divulgação de Empresas na Internet - uso de redes sociais, agências internas de notícias e outras iniciativas para divulgação de ações e captação de novos consumidores. (Lailla/A COMBINAR)

19 - Sucesso de blogs de amadores - blogs de leigos que fornecem informação relevante ou opinião (Lailla/Verônica)

20 - Evolução de TV e Rádio - uso de sistemas digitais e maior interação com o espectador (Pedro Paulo/Pedro Paulo)

Sugiro aos que ainda não escolheram suas pautas que mudem esse post para que se mantenha atualizado. Qualquer nova suguestão pode ser incluída no post ou em comentário anexo.


Para terminar, tenho outra sugestão. Para padronizar as postagens do blog e tornar a leitura nossa e do leitor externo mais fácil e rápida, destaquem em negrito as informações mais importantes, além de colocar as retrancas nas tags para quando for necessário buscar determinado assunto postado.

Lembrando que as pautas montadas (com descrição e fontes documentais e pessoais) devem ser postadas até o dia 29 de abril (terça-feira).

No mais, é só tudo isso.

Abraços a todos!



Um comentário:

  1. Como não estou conseguindo alterar o post (não aparece a opção de editar), vai aqui mesmo. Pego esta sugestão da Lailla.

    18 - Divulgação de Empresas na Internet - uso de redes sociais, agências internas de notícias e outras iniciativas para divulgação de ações e captação de novos consumidores. (Lailla/Leonardo)

    ResponderExcluir